RPV – Um direito previdenciário

Publicado em 19/01/2024

Uma solução para receber o pagamento de seu direito previdenciário

RPV - Um direito previdenciário

Introdução:

Antes de mais nada, no âmbito do Direito Previdenciário, as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) são um tema extremamente importante nos processos contra o INSS. Trata-se de um regime de pagamento específico, destinado ao pagamento de valores menores, inferiores a 60 salários mínimos.

Neste artigo, você encontra os principais pontos relacionados às RPVs e como elas funcionam. Além disso, você vai saber como é possível antecipar o pagamento de uma RPV com o LCbank.

O que são RPVs?

RPV é a sigla para Requisição de Pequeno Valor. Trata-se de um regime de pagamento específico, estabelecido pelo artigo 100 da Constituição Federal, destinado ao pagamento de dívidas judiciais da Fazenda Pública de valores inferiores a 60 salários mínimos.

RPV ou Precatório

Uma diferença importante entre as RPVs e os precatórios é o montante pago. As RPVs são destinadas ao pagamento de valores menores, enquanto os precatórios se destinam ao pagamento de valores maiores. 

Em suma, no caso de processos envolvendo o INSS, o teto máximo para o pagamento por RPV é de 60 salários mínimos.

RPV - Um direito previdenciário

Como funcionam as RPVs?

Depois de esgotar os recursos e o processo transitar em julgado, o cadastro e a conferência das RPVs ocorrem. A seguir, anexam-se ao processo na forma de uma minuta de requisição de pequeno valor. 

Dessa forma, esta minuta fornece detalhes como o valor a pagar, as datas de incidência de juros e correção, entre outros.

Após a manifestação do advogado sobre a minuta, a expedição e a migração da RPV para o tribunal acontecem. Com o protocolo da RPV no tribunal, inicia-se o prazo de 60 dias para pagamento.

Recebendo o pagamento da RPV

Consulte o site do tribunal e pesquise pelo seu nome para verificar se o valor da RPV foi pago. Se o processo mostrar “valor depositado” nas movimentações, então eles pagaram a RPV.

Eles depositam a RPV em nome do beneficiário após o pagamento, o que lhe permite sacar o valor. Não há necessidade de um alvará para sacar a RPV.

RPV - Um direito previdenciário

Antecipação de RPVs com o LCbank

O LCbank é uma empresa especializada em antecipação de crédito judicial. Ou seja, oferecemos a possibilidade de antecipar o pagamento de RPVs, com taxas de juros competitivas e prazos flexíveis.

Para solicitar a antecipação de uma RPV com o LCbank, basta entrar em contato e fornecer os documentos necessários.

Após a aprovação da solicitação, o LCbank deposita o valor da antecipação na conta do beneficiário, em até 24 horas após a assinatura do contrato.

Conclusão

Em síntese, as RPVs são um importante instrumento para o pagamento de valores menores no âmbito do Direito Previdenciário.

Portanto, uma alternativa para quem aguarda por muito tempo é a antecipação de RPVs com o LCbank. A empresa oferece uma solução segura e confiável para que os beneficiários recebam seu dinheiro.

Saiba mais em nosso blog.

Cássia Dantas

Cássia Dantas

Redatora

Consulte o andamento do seu processo e o valor da sua RPV

É muito fácil antecipar sua RPV! Preencha o formulário e um de nossos atendentes vai entrar em contato com você.

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Menu

Entre em contato Agora:

Acompanhe nossas Redes:

Canal de Relacionamento:

(61) 9426-6387(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

SAC: 

(61) 99263-6799(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

Setor Bancário Sul – Quadra 2 Bloco S  Cobertura do Ed. Empire Center 
CEP 70070-904 Brasília/DF

Aviso Legal: O LCbank atua exclusivamente na compra e intermediação de Precatórios, RPVs, direitos creditórios e ativos judiciais. Não somos e nem atuamos como instituição financeira. LCbank – CNPJ 43.945.933/0001-64

Open chat
Quer antecipar sua RPV, Processo contra o INSS, Precatório do INSS (Federal)? O LCB vai te ajudar agora!